BLOG OC

Como orçar um projeto audiovisual ?

Screen Shot 2015-10-21 at 01.47.55

Muitas vezes nos deparamos com a seguinte mensagem em nossa caixa de email:

“Solicitamos com urgência orçamento para VT de 30″ cartelado com 2 reduções de 15″. Incluir BV de 20%. Veja se é possível um desconto. Aguado orçamento até meio dia.  Att: Agência Super Legal.”

Isso é mais comum do que você imagina. Antes de qualquer coisa, lembre-se que produção audiovisual não é algo tangível. Produzimos ideias, coisas que não existem, coisas que estão na nossa cabeça, imaginação. Ou seja, não vendemos bananas, cosméticos ou produtos tabelados. Anote: Cada projeto é único. Se uma produtora ou fornecedor lhe passar um preço de cara e rapidamente por mais simples e obvio que pareça sem te fazer pelo menos alguma pergunta, saiba que existe provavelmente um erro no orçamento. Ou o cliente vai pagar mais, ou vai receber um produto final medíocre, igual as bananas do supermercado (estragadas). Na realidade em um “simples” VT cartelado como o do exemplo acima existem diversas variáveis que afetam o valor final do orçamento. Nada melhor do que uma reunião com seu cliente para saber exatamente o que ele espera do produto, mas como o tempo hoje em dia é curto é importante no mínimo algumas questões básicas que podem variar de projeto para projeto.

Antes de mais nada:

Existe um roteiro?
Storyboard?
Vamos adiante.
Qual a forma estética do filme?
Que estilo de animação?
Que estilo de movimentos?
Que estilo de efeitos serão aplicados?
Quais as referências de filmes semelhantes?
Trilha pesquisada ou trilha original?
Quais referências da trilha?
É samba?
Pagode?
Ahh é Rock!
Locução. Que padrão, que estilo?
Como assim? Bem você encontra locutores de 30 reais em site na internet. E existem locutores de 3.000 reais o minuto.
Onde será veiculado seu filme?
Qual a praça?
Internet?
Quanto tempo?
Copias para Veiculação. Quantas copias XDCAM?
Betacam???????? Não existe mais.
Qual o deadline do projeto?
É urgente mesmo?
Tem certeza??

Como viram que em um simples projeto audiovisual existem diversas variáveis que podem afetar o orçamento final. Tudo na verdade depende da seguinte pergunta: Quem é o cliente, qual a mensagem que será passada e como vamos transmitir. Cada projeto tem uma  personalidade e não podemos padronizar estilos e estéticas e devemos sempre buscar novas soluções para novos desafios. Esse processo fica mais complexo quando falamos de filmes publicitários, onde estão envolvidos diversos departamentos de produção, profissionais e técnicas. Por isso fique atento a orçamentos “ligeirinhos chutados”  pois provavelmente vão acertar em cheio no seu bolso ou deixar seu projeto com a cara do vizinho.

Leave a Reply